↑ Retornar para Plantas medicinais

Maca peruana

 

É um tônico poderoso que melhora o desempenho físico. Fortalece o sistema imunológico e aumenta a capacidade cerebral, atuando positivamente no estado geral do organismo.

Propriedades medicinais: tônico, estimulante e possui fitoestrogênios. As propriedades afrodisíacas estão sendo pesquisadas. Revigorante,  combate o  cansaço físico e mental. Estimulante da fertilidade do homem e da mulher.

Mecanismo de ação: Comparada com o ginseng – o tônico natural por excelência que mais se consome no mundo – a maca possui a mesma propriedade. Gerar estimulação do organismo e  melhorar  o desempenho.  Age como um tônico porque melhora todas as funções do organismo, originando um aproveitamento melhor da glicose. A maca favorece o aproveitamento, o ingresso da glicose às células, perante uma situação que requer energia. Outro característica comprovados da maca, são as virtudes como adaptógeno.

Indicações:

– Tônico natural.

– Melhora a assimilação de glicose pelas células.

– Melhora o desempenho sexual.

– Atenua sintomas da menopausa, nas ondas de calor, osteoporose e melhora do estado emocional.

-Tratamentos hormonais femininos. Os fitoestrogênios, possuem a mesma estrutura dos estrogênios naturais, tanto do homem quanto da mulher. Para as mulheres na menopausa, em substituição de estrogênios sintéticos.

-Adaptógenos são niveladores do estresse, agem sobre a hipófise, o hipotálamo e a glândula supra-renal, que produz adrenalina. A maca nivela a saída de adrenalina e facilita uma adaptação perante situações estressantes. No estresse crônico, ajuda a equilibrar os sintomas.

-Eficiente afrodisíaco e potencializador do sistema reprodutivo.  De acordo com as pesquisas  feitas em ovelhas, carneiros e humanos. Nas fêmeas, estudou-se a atividade dos ovários, observando-se que quando se fornecia uma dieta com maca, tinham mais e melhores filhotes. E aumentava o poder de fertilidade dos carneiros. Desde esse ponto de vista é um fertilizante.

Contra-indicações:

-Observar se existe  alergia à planta.

– Ela está contra-indicada para quem consomem hormônios, pois pode potencializar o efeito hormonal ou inibi-lo. Nos casos de mulheres que tomam anticoncepcionais orais ou terapias de reposição, as doses devem estar indicadas por um profissional.

Características gerais: A maca  cresce entre 3.500 a 4.500 metros de altura acima do nível do mar, na região conhecida como os Andes Centrais do Peru, na Meseta del Bombom, entre os estados de Junón e Pasco, com temperaturas que oscilam entre 20 graus e -25 graus.